Seguidores

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Exposição de Cordelia Urueta


A obra Angeles de la noche e Autoretrato
Cordelia Urueta (1908-1995), nasceu na cidade do México, é com certeza um dos grandes nomes da arte latinoamericana, conviveu coma nata de intelectuais da cultura mexicana como: Frida Kahlo, Diego Riviera, Rufino Tamayo, Gustavo Montoya e outos.

A mostra em exposição no MON - Museu Oscar Niemeyer, retrata as fases significativas em mais de 60 anos de produção artística.

Cordelia fez sua primeira exposição individual em 1950 no Salão de Artes Mexicano, desde então suas obras correram o mundo, foi a França, Japão, Brasil, Cuba, Itália, Honduras, Noruega e Polônia, em 1961 recebeu menção honrosa na VI Bienal de São Paulo.

Cordelia foi sempre interessada no além e nos mistérios da morte, é vissivel o lado espiritualista em suas obras, segundo a crítica Dra Teresa del Conde, comentou que a pintora Cordelia Urueta, foi proposta várias vezes, para receber o Prêmio Nacional de Artes, mas a artista nunca o aceitou.

Cordelia Urueta opinava que a palavra homenagem estava desprestigiada: " É muito fácil dizer que o artista tem direito ao reconhecimento por parte da sociedade, mas o difícil é saber se realmente é ou não um artista.

Para alcançar isso, tem de superar muitas etapas, o mais importante em cada uma delas é no final do trajeto, será a qualidade pictórica, a obra mesmo, o único documento que vai dizer se é ou não um artista"

Cordelia Urueta pela riqueza de sua obra, é um dos grandes nomes da Arte latinoamericana, e toda as pessoas que gostam de cultura, e em especial artes plásticas, tem que conhecer sua Obra.

Nenhum comentário: