Seguidores

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Novos quadros da Série Pássaros do Brasil







Esta Série Pássaros do Brasil, tem o objetivo de retratar pássaros de todas as regiões do Brasil, estas araras vermelhas são encontradas praticamente em grande parte do território brasileiro, fazem parte ainda da Série: a Gralha Azul que tem seu habitat no sul, onde predomina as araucárias, serão mostradas ainda a Arara Canindé, Sabiás, Pardais, Cardeais entre outros pássaros da riquíssima fauna brasileira.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

CARLOS BRACHER Um Resistente da Pintura

Uma Obra de Carlos Bracher - o Artista em seu Atelier

Uma exposição representativa do Artista mineiro Carlos Bracher , mostra além dos seus 50 anos de trabalho, um exemplo de que a pintura é eterna, sem aderir a nehum movimento vanguardista, com propostas de novas ferramentas, permaneceu fiel ao uso de telas, tintas, pincéis e cores.

Sem se importar ao desprestígio dos pintores, especialmente nos anos 70, continuou a pintar, a partir do final da década de 80, a pintura ressuscitou com vigor e recuperou o valor crítico e de mercado com a mesma intensidade e sucesso que as outras linguagens de vanguarda.

Com grande admiração por Van Gogh, o Artista fez uma série de 100 obras em homenagem à passagem do Centenário da morte do mestre holandês.

Bracher provém de uma " família de artistas " dedicados à música ou à pintura, amadora ou profissionalmente, pode aí estar uma das explicações do temperamento romântico em suas obras.

Esta mostra em exposição no MON - Museu Oscar Niemeyer, com toda a sua riqueza o coloca como um dos grandes nomes das Artes Plásticas Brasileira, tem que ser visitada pelos amantes da ARTE.

Exposição de Cordelia Urueta


A obra Angeles de la noche e Autoretrato
Cordelia Urueta (1908-1995), nasceu na cidade do México, é com certeza um dos grandes nomes da arte latinoamericana, conviveu coma nata de intelectuais da cultura mexicana como: Frida Kahlo, Diego Riviera, Rufino Tamayo, Gustavo Montoya e outos.

A mostra em exposição no MON - Museu Oscar Niemeyer, retrata as fases significativas em mais de 60 anos de produção artística.

Cordelia fez sua primeira exposição individual em 1950 no Salão de Artes Mexicano, desde então suas obras correram o mundo, foi a França, Japão, Brasil, Cuba, Itália, Honduras, Noruega e Polônia, em 1961 recebeu menção honrosa na VI Bienal de São Paulo.

Cordelia foi sempre interessada no além e nos mistérios da morte, é vissivel o lado espiritualista em suas obras, segundo a crítica Dra Teresa del Conde, comentou que a pintora Cordelia Urueta, foi proposta várias vezes, para receber o Prêmio Nacional de Artes, mas a artista nunca o aceitou.

Cordelia Urueta opinava que a palavra homenagem estava desprestigiada: " É muito fácil dizer que o artista tem direito ao reconhecimento por parte da sociedade, mas o difícil é saber se realmente é ou não um artista.

Para alcançar isso, tem de superar muitas etapas, o mais importante em cada uma delas é no final do trajeto, será a qualidade pictórica, a obra mesmo, o único documento que vai dizer se é ou não um artista"

Cordelia Urueta pela riqueza de sua obra, é um dos grandes nomes da Arte latinoamericana, e toda as pessoas que gostam de cultura, e em especial artes plásticas, tem que conhecer sua Obra.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Exposição de Oswaldo Guayasamín

Guaysamín e uma de suas Obras


Oswaldo Guayasamín - (1919/1999), Artista Plástico equatoriano, um dos grandes mestres das artes na América Latina, sua Obra tem a figura humana com forte representação, mostra o abuso da violência como tema central de sua produção artística.

Personagens esqueléticas, cores fortes, a dor, tristeza, horror e medo, a expressão forte nos olhos e nas mãos são marcantes em seus traços.

Guayasamín tem sua arte alimentada pelas vanguardas do século passado, com forte influência da arte pré-colombiana, dos mestres mexicanos Orosco e Diego Rivera, da Guernica de Pablo Picasso, também teve contato com a arte brasileira através de Cândido Portinari e Di Cavalcante.

Denunciava em sua Obra a violência do homem contra os homens, as guerras, as sangrentas ditaduras, as conturbadas agressões no seculo XX.

Esta grande mostra de Oswaldo Guayasamín é imperdível e está em exposição no MON- Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.

sábado, 4 de setembro de 2010

A Gruta do Paraná



Tela de Di Magalhães





A famosa Ilha do Mel, na entrada da baía de Paranaguá no litoral do Paraná é com certeza uma das mais bonitas ilhas da orla brasileira , além de belas praias, esconde em suas entranhas surpresas de rara beleza.


Possui praias desenhadas como uma obra de arte, e nelas acrescentadas relíqueas históricas como: o antigo Farol de orientação aos navios, onde fica a praia do mesmo nome, a fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, de muitas histórias, além de uma bela gruta, conhecida como Gruta das Encantadas, é uma perfuração na rocha feita a milhares de anos pela força da água do mar, de seu interior se avista o horizonte distante de uma beleza ímpar, foi nela que me inspirei para fazer este quadro, onde procurei dar o formato do mapa do Paraná, por este motivo o nome Gruta do Paraná.